Solução Nutritiva

 É um produto que contém todos os elementos minerais necessários às plantas para crescer e se desenvolver. Como por exemplo: Nitrogênio, Fósforo Potássio, Enxofre Cálcio, Magnésio Ferro, Manganês Cobre, Molibdênio Boro e Zinco. Esses elementos encontram-se na forma de sais minerais.
A solução nutritiva hidropônica contém e fornece de forma balanceada todos os elementos que a planta precisa para crescer saudável, vigorosa e dar bons frutos e safras. Existem diferentes fórmulas para a preparação das soluções de nutrientes e que tem sido utilizadas em vários países. 
Uma das formas de preparar a solução nutritiva que tem sido aprovada com sucesso em vários países da América Latina e Caribe para a produção de uma grande variedade de hortaliças, plantas ornamentais e medicinais, está composta de duas soluções concentradas às quais chamaremos de:  
Solução concentrada A  e  Solução concentrada B
 
A solução concentrada A proporciona às plantas elementos nutritivos que são consumidos em maior proporção ou quantidade. 
A solução concentrada B proporciona elementos nutritivos que são requeridos em menor quantidade ou proporção, mas que são essenciais para que as plantas consigam realizar de forma normal os processos fisiológicos necessários para o seu bom desenvolvimento e possam produzir frutos bonitos e abundantes safras.
A Solução Nutritiva é peça-chave da Hidroponia, seu
papel é comparável ao papel exercido pelos Adubos e fertilizantes na Agricultura Tradicional (Convencional).  Para melhor entendimento vamos compará-los…
solução Fertilizantes: 03 
(N P K : Nitrogênio, Phosforo, Potássio)
Solução: 13 (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre, Cálcio, Magnésio, Ferro, Manganês, Cobre, Níquel, Molibdênio,  Boro e Zinco).
 Não existe uma solução nutritiva ideal para todas as espécies vegetais e condições de cultivo. Cada espécie vegetal tem um potencial de exigência nutricional. (Teixeira, 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário